Escolha a Cor do ano 2022 que mais combina com a sua casa

22 de abril de 2022por construmoura

Marcantes em todas as nossas experiências, mesmo que você não perceba de primeira, as cores moldam todo o ambiente à nossa volta, podendo criar um visual mais quente, mais frio, mais brilhante e entre outros. Esse poder das cores vai muito além, podendo até mesmo mexer com os nossos sentimentos. Ou seja, as cores estão em tudo e possuem um papel muito importante em nossas vidas e principalmente na decoração da nossa casa.

Após tempos tão complicados, como foram os dois últimos, 2022 tem tudo para ser um momento propício para renovação, tanto nas nossas vidas, como na nossa casa! E se você está pensando em dar uma inovada na sua casa, veja abaixo quais são as cores de 2022!

 

Suvinil: Eclipse

Se em 2021, a Suvinil mirou em cores que trouxeram esse significado de cura, com cores que nos ajudam a seguir em tempos tão complicados, em 2022 o que marca a cor do ano Suvinil é o recomeço, significado que está atrelado a cor Eclipse.

Quando ouvimos falar de um eclipse, nos preparamos, cheios de expectativas, para vivenciar esse fenômeno raro. Muitos acreditam que a energia do eclipse traz uma chance de recomeço. Sua escuridão traz à tona aquilo que estava oculto, esperando que a luz que vem depois nos reconecte com nós mesmos, com o mundo e com a natureza.

Eclipse, a cor da Suvinil de 2022, representa esse recomeço. Um tom de verde fresco, que traz a energia e a saturação que precisamos ao entrar em uma nova aventura. Ele tem o tom das primeiras plantas que habitaram a Terra e a vibração inovadora das novas gerações. Ele é vivo, mas é aconchegante. Ele é a energia do mundo – mas também das boas memórias. Traz euforia e alívio. Traz as sensações que precisamos sentir agora.

Esse tom de verde fresco como a grama nova, foca nos sentimentos individuais e coletivos. Segundo a própria Suvinil, Eclipse é uma cor natural, ao mesmo tempo que é digital, representando a cor das algas, mas também a cor do raio laser. É o foco no futuro melhor, a união dos dois mundos.

 

“A nossa cor do ano, Eclipse, simboliza esse momento em que nos preparamos para viver novas experiências e traz, nesse tom de verde vivo, fresco e ácido, mas ao mesmo tempo aconchegante, a energia que precisamos para entrar numa nova aventura. Esperamos que o ano nos dê uma chance de recomeço, uma chance para todos vivenciarem o Eclipse”, conta Sylvia Gracia, coordenadora de Marketing da Suvinil.

 

 

 

Coral: Melodia Suave

 

Também mirando nesse conceito de recomeço e redescoberta, temos a Melodia Suave, a cor de 2022 escolhida pela Coral. Segundo a própria empresa, a Melodia suave é um azul fresco e suave como a brisa, que nos remete a esse estado de calmaria. A cor, escolhida por um time de especialistas que analisam os comportamentos atuais e o que está ditando as tendências, é uma cor fresca e otimista que pode revitalizar nossas casas.

“Depois de um tempo isolados, desejamos nos encontrar, seja na natureza ou em espaços abertos, com um novo jeito de perceber o mundo e começar de novo. Nossa cor do ano é um tom claro e revigorante que tem tudo a ver com esse novo jeito de viver”, diz Heleen Van Gent, diretora de criação do Centro de Estética Global da AkzoNobel (grupo ao qual a Coral pertence), em Amsterdã.

 

A Melodia Suave é a opção certa para usarmos em uma sala ou um quarto, já que ela combina com uma série de cores, desde neutras a vibrantes, podendo ser utilizada em diversos cômodos, tanto harmonizada com outros tons, quanto sozinha. Além disso, essa tonalidade é perfeita para deixar a sua casa com aquela sensação leve e natural.

 

Pantone: Very Peri

 

A Pantone, empresa americana de consultoria de cores, também tem uma cor de 2022 que tem tudo para inovar: a Very Peri. A Very Peri é um tom de azul que flerta com o lilás e, de acordo com a própria Pantone, trata-se de uma cor cuja presença corajosa estimula a criatividade e a inventividade pessoal.

Nesses tempos de inovação que vivemos, à medida que emergimos de um intenso período de isolamento,  nossas noções e padrões estão passando por uma grande mudança. Trazendo uma confiança despreocupada e uma curiosidade ousada que anima nosso espírito mais criativo, inquisitivo e intrigante, a Very Peri surge para nos ajudar a abraçar essa paisagem repleta de possibilidades, abrindo-nos para uma nova visão à medida que reescrevemos nossas vidas.  Revivendo a gratidão por algumas qualidades que o azul representa complementadas por uma nova perspectiva que ressoa hoje, colocando o futuro à frente sob uma nova luz.

Essa tonalidade que consegue ser quente e ao mesmo tempo empolgante, pode ser inserida sem medo na decoração da sua casa, já que combina com diversos cômodos. Mas, é importante se atentar em inseri-las em ambientes que também tenham móveis, objetos e outros revestimentos neutros, para que se tenha uma harmonia na composição.

Por exemplo, nos banheiros, a Very Peri pode ser inserida na cortina ou na pia, enquanto no quarto, ela pode ser utilizada nas roupas de cama, para contrastar  com uma parede mais clara. Mas também funciona em uma penteadeira ou tapete. O importante é a criatividade!

E aí, qual cor do ano você mais achou a sua cara?